segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Retrato de Um Viciado Quando Jovem (Bill Clegg)

Eu gostei muito do filme Trainspotting. É uma visão moderna e "cool" sobre a vida de um usuário de drogas, mas que não se esquiva de deixar óbvia a seriedade da questão. É das melhores coisas que já vi sobre o tema.

Réquiem para um Sonho é um bom filme, mas me parece ser a versão americana de Trainspotting sem no entanto ser melhor que o original em nada.

Pois comecei a falar sobre isso porque o Retrato de Um Viciado Quando Jovem, de Bill Clegg, é um bom livro sobre o drama de um viciado em crack. É bem escrito, tem um ritmo ótimo e sabe alternar passado e presente. Mas, para mim, é mais um livro sobre a luta de um viciado em drogas.

O assunto já me cansou um pouco e a obra, que é a história real do autor, se fecha muito no uso da droga, nos problemas da infância e em todos os riscos que ele envolve. Parece um boa versão de algo que eu já li outras vezes, mas nada especial.

Se você tem interesse no tema, provavelmente vai gostar mais do que eu.

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Contos de Amor, Loucura e Morte (Horacio Quiroga)

Agora, enquanto vou linha a linha vencendo e gostando de Burr (Gore Vidal), me lembrei de Quiroga e de seu estilo sem pudores. Este livro foi um presente da Fernanda, mas quem indicou foi um garçom uruguaio que trabalhou na Bonomi já faz um bom tempo.

O título reflete muito bem o livro: são textos tensos, com momentos pesados e, ainda assim, completamente magnéticos.

Não dá pra deixar de ler e se impressionar com cada um dos contos em que a morte é uma presença constante.

Um belo livro para quem estômago e gosta de boas e bem contadas histórias.