sexta-feira, 25 de maio de 2012

Recordações da Casa dos Mortos (Fiódor Dostoiévski)





Recordações da Casa ds Mortos é um livro essencialmente descritivo, cobrindo boa parte ds 4 anos de pena cumpridos por um aristocrata russo em uma prisão da Sibéria.

São muitos personagens em um ambiente menos opressivo do que se imaginaria e cada um com suapequena história, seu drama pessoal e a difícil missão de conviver.

O texto de Dostoiévski é  fluido e muitíssimo bem escrito, mas falta uma história, uma trama ao livro, o que me fez demorar bem mais do que gostaria para terminá-lo.

Valeu pelo cenário histórico e pelas descrições humanas que a obra apresenta, mas é realmente uma leitura que requer um certo estado de espírito. Algumas vezes eu estive nesse estado e outras não. Podemos dizer que oscilei entre o prazer e o descaso.

sábado, 5 de maio de 2012

Milarepa (Eric-Emmanuel Schmitt)


Milarepa é uma fábula budista que faz parte da Trilogia do Invisível, composta por três histórias de Eric-Emmanuel Schmitt sobre três religiões.

O livro tem 60 páginas apenas e conta a história de um homem que precisa narrar a história de seu inimigo por cem mil encarnações antes de se livrar do ódio.

É um texto bastante espiritual e, obviamente, baseado nas crenças e na filosofia budista. Fácil de ler, leve e com uma boa mensagem, me fez querer ler os outros dois livros que contam histórias na ótica das religiões islâmica e cristã.