terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

The Breaks of the Game (David Halberstam)



Mesmo que você adore basquete, você dificilmente irá torcer pelos Portland Trail Blazers (a não ser que você seja do Oregon e região). O último e único título deles aconteceu em 1977, mas esse livro foca na temporada de 1980. Ou seja, a princípio é um tema incrivelmente desinteressante.

Aliás, o livro poderia falar:
- do time de Portland que ganhou o título em 1977 com Bill Walton;
- dos grandes times da década de 90 com Clyde Drexler;
- da temporada de 1980, mas dedicando-se à chegada de Magic e Bird à NBA.

Sabe quais eram as estrelas do time do Portland em 1980? Maurice Lucas, que poucos devem conhecer e que foi trocado antes do final da temporada; Kermitt Washington, um bom jogador que ficou famoso por quase matar Rudy Tomjanovich com um soco na cara e o Dr. Jack Ramsay, técnico do time e depois comentarista da ESPN sobre basquete universitário.

Isso quer dizer que o livro é uma bosta, certo? Não, não, mil vezes não! É um livraço que mostra a mudança da NBA para uma liga verdadeiramente profissional (no melhor e no pior sentido), que fala de como os jogadores negros mudaram a relação com torcedores, patrocinadores e mesmo o jogo como um todo, que explora a relação frágil entre técnico e equipe, além de refletir sobre as peças e atitudes que constroem e destroem um time campeão. David Halberstam também passa rapidamente por Magic e Bird e por diversas outras questões.

Excelente leitura para quem gosta de basquete e até mesmo para quem curte o impacto dos anos 70 no esporte, na sociedade e na cultura americana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário