sexta-feira, 8 de junho de 2012

Liberdade (Jonathan Franzen)





Posso assumir uma coisa? Eu comprei esse livro porque o site me passou uma informação errada. O título "Liberdade" estava cadastrado como sendo de autoria do Jonathan Safran-Foer e eu, admirado pela oportunidade de adquirir um livro raro de um dos meus autores favoritos, fiz o pedido sem pestanejar.

Só fui perceber o erro quando o produto chegou lá em casa. Claro que na hora fiquei decepcionado, mas fui me informar sobre o livro e  logo percebi que poderia ter sido, ao final, um engano feliz.

Hoje, 600 e poucas páginas depois, confirmo minhas suspeitas. Um equívoco bobo me apresentou a um livro muitíssimo bom, que fala de um triângulo amoroso, de relações entre amigos e casais, de pais e filhos e de uma questão ecológica cada vez menos clara e com respostas menos definitivas.

"Liberdade" fala dos erros de cada um ao longo da vida, alguns passíveis de remendos e outros, não. Uma leitura que flui muito bem e que se aprofunda na medida certa em cada personagem, mesmo naqueles secundários.

Nunca foi tão bom comprar gato por lebre.

2 comentários:

  1. Também gostei muito de "Liberdade".
    Não li nada do Safran-Foer. Achei um saco o filme "Tudo se Ilumina", baseado em seu romance, e fiquei desanimado. Este ano, assisti "Extremely Loud and Incredibly Close" e achei bacana. Vou ver se animo de ler "Eating Animals".

    ResponderExcluir
  2. Bruno, eu até gostei bem de "Tudo se Ilumina", mas comoé a regra nessescasos, o livro é muito melhor. O Eating Animals não é ficção e é muitodiferentedos outros, mas comece por ele. Quem sabe você se encanta e lê o resto? Abs.

    ResponderExcluir