segunda-feira, 28 de março de 2011

O Encontro Marcado (Fernando Sabino)

Enquanto avanço a passos lentos (por culpa do trabalho, não do livro) em Pais e Filhos, de Ivan Turguêniev, vou escrevendo aqui sobre alguns dos meus livros favoritos.

O Encontro Marcado, de Fernando Sabino, é desses livros que me parece diferente a cada vez que elio. Até hoje foram três leituras e cada uma com um sabor e um foco diferentes. É como se a obra fosse reescrita para cada etapa da sua vida e feita para ser lida pelo menos uma vez por década.

O "romance de uma geração" é mais do que isso. Fala de amizade, de desencontros, de desesperança e de redescoberta, faz rir e se emocionar. É universal e atemporal.

Em agosto faço 40 anos e ganho o direito de ler novamente a obra. A primeira foi aos 15, a segunda lá pelos 23, a terceira por perto dos 33 e a próxima não demora.

E você, já leu? Então leia ou releia. Vale muito.

8 comentários:

  1. Meu livro de cabeceira. Se tivesse que abrir mão de todos e manter apenas um, seria ele.

    Já tá na hora de ler de novo, seu post veio na hora certa.

    ResponderExcluir
  2. Bom saber, Humberto. É leitura que não cansa e que diz mais sobre a gente do que sobre o livro.

    ResponderExcluir
  3. É um livraço mesmo, Luciana. Muito bacana.

    ResponderExcluir
  4. Nossa, esse livro é fantástico mesmo.
    E tenho o privilégio de dizer que ganhei esse livro autografado pelo Fernando Sabino em 1999. Eu tinha uns 17 anos, período de dúvidas e instabilidades. Escrevi uma carta pra ele falando dos outros livros dele que eu tinha lido.
    Ele escreve: "Adilson, segue uma lembraça do amigo Fernando Sabino. Com a graça de Deus..."
    Grande abraço,
    Adilson Ferreira

    ResponderExcluir
  5. Guarde isso, Adilson. Guarde isso com vontade.

    ResponderExcluir
  6. Maurilo, também é um dos meus favoritos. É como você disse: para ser relido a cada fase da vida com um olhar diferente. Também super recomendo. Quem ainda não leu, precisa muito ler pelo menos uma vez na vida.

    ResponderExcluir
  7. Pelo menos uma, mas quantas mais melhor, Raquel.

    ResponderExcluir