sexta-feira, 18 de março de 2011

Os Miseráveis (Victor Hugo)

Porra, Maurilo, tem livro mais manjado do que Os Miseráveis? Já virou até peça da Broadway, escreve sobre coisa diferente, caramba.

Sim, eu sei que o parágrafo acima pode muito bem refletir o que você pensa, mas sinceramente, eu não poderia me importar menos.

Antes de mais nada, Os Miseráveis é um dos melhores livros que já li e tem em Javert um dos personagens mais fascinantes de todos os tempos.

O livro conta a história de Jean Valjean e sua tentativa de reconstruir a vida após uma história de crimes e sua fuga das galés. Mesmo recuperado, Jean Valjean tem pela frente Javert e é aí que a história ganha em força.

Javert é daqueles personagens que fazem o leitor sentir ódio já nas primeiras linhas. Inflexível, determinado, obcecado pela "letra da lei", Javert é simplesmente formidável em sua busca por desmascarar Jean Valjean ignorando todo e qualquer atenuante. Um inimigo que não apresenta outro aspecto humano que não seja a fidelidade ao seu juramento e à sua crença.

O embate entre Jean Valjean e Javert, além dos fantasmas do primeiro, circundam ainda a história da jovem Cosette, "filha" de Valjean.

É sem sombra de dúvidas um livro obrigatório e, se você ainda não leu, pode acreditar que nenhuma musical grandioso da Broadway pode substituir essa experiência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário