segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Pequeñas Intenciones (Jorge Consiglio)

Estive em Buenos Aires no mês de outubro e fui à gigantesca livraria El Ateneo. Pedi a três vendedores que me indicassem autores contemporâneos argentinos e todos mencionaram, entre outras indicações, Jorge Consiglio e Pablo Ramos. Comprei um livro de cada e ontem terminei de ler o primeiro.

Como eu gostei desse livro! Jorge Consiglio apresenta um personagem que é o retrato da imobilidade diante de uma vida que se apresenta pequena, limitada e que toma rumos de uma desgraça cotidiana. É daqueles livros que fazem a gente perceber como é fácil se deixar levar pelo tempo sem tomar as rédeas de nada.

Na verdade, o personagem principal tem uma única convicção, uma única decisão irreversível, mas que não o leva a mover-se ou a seguir algum rumo. A mudanca decorrida da sua postura simplesmente faz com que ele adote outra imobilidade em outra situação.

Pequeñas Intenciones é daquelas obras que praticamnte nos obriga a ler na fila do supermercado, no sinal vermelho, durante as refeições e ouvindo o jogo. Não que tenha ritmo alucinante, mas é dolorosa e calmamente envolvente.

Para mim, uma das mais gratas surpresas de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário