sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

A Escalada (Anatoli Boukreev e Gary Weston DeWalt)

Eu fiquei simplesmente fascinado pelo livro No Ar Rarefeito, de Jon Krakauer. É literalmente uma obra que te deixa sem fôlego e que descreve a tragédia no Everest com paixão e com uma qualidade que torna impossível largar a leitura.

Por isso, quando me indicaram A Escalada, que seria uma nova versão da mesma história, não resisti e li.

Antes de mais nada, sobre a questão central do livro, que trata das atitudes do alpinista russo Anatoli Boukreev durante a expedição que resultou em um enorme drama e algumas mortes no Everest, me parece que os autores provaram o seu ponto.

Se eu tivesse que julgar Boukreev ele seria absolvido. Mais do que isso, o fato de Krakauer não admitir a versão do russo e simplesmente descartá-la me parece algo bastante mesquinho, embora ele tenha vivido a situação e eu não.

Infelizmente, esse é o ponto alto do livro: Boukreev não teve culpa. É quase um relato jornalístico, uma defesa de um réu e por isso o livro não chega sequer perto de No Ar Rarefeito.

Se tiver que escolher um deles, vá com Krakauer. Se puder, leia os dois. Mas bom mesmo seria que No Ar Rarefeito tivesse um adendo que incluísse pelo menos a carta em que Boukreev explica suas atitudes.

Só isso já bastaria e você poderia ficar com o melhor das duas obras em uma única publicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário