segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Steve Jobs (Walter Isaacson)

Difícil encontrar uma biografia que seja excelente literatura. São normalmente obras que te interessam mais ou menos de acordo com o personagem e não por conterem uma grande história.

Uma exceção é a autobiografia de Steve Martin Born Standing Up que me fez rir e emocionar embora eu curta Steve Martin, mas não possa me declarar um fã.

A biografia de Steve Jobs não me emocionou, nem se mostrou uma obra indispensável, mas detalha alguns traços da personalidade e do caminho de Jobs que fizeram dele o grande homem de visão e de negócios que ele foi.

Fica mais fácil entender sua paixão por produtos surpreendentes, seu prazer em revolucionar as coisas e seu envolvimento doentio com tudo o que fazia.

Infelizmente não consigo me identificar com Steve Jobs. Não consigo imaginar que suas relações pessoais realmente precisassem ser tão cruéis com a simples justificativa de que "eu sou assim".

Se a receita para ser rico e fazer sucesso é seguir exatamente o que Jobs fez, morrerei pobre, mas sem dúvidas há também no livro duas ou três lições sobre paixão, confiança e ousadia que seriam úteis a quase todo mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário