quinta-feira, 21 de abril de 2011

Coisas Frágeis 1 e 2 (Neil Gaiman)

Antes de começar, eu gostaria de dizer que não consigo imaginar um único motivo para a Conrad ter lançado Coisas Frágeis em dois volumes que não seja ganhar mais dinheiro. Péssima ideia.

Bom, mas agora sobre o livro em si. Sou fanático por Neil Gaiman e considero The Graveyard Book, Deuses Americanos, Stardust e Neverwhere, obras simplesmente fantásticas.

No caso de Coisas Frágeis, o resultado é irregular. Temos material excelente, surpreendente e único, como costuma ser o que Gaiman escreve, dividindo espaço com textos não tão inspirados assim. E não adianta achar que o volume 1 é que é o ótimo ou que bão mesmo é o 2. Está tudo misturado.

Sendo assim, vale a leitura. Bastante, aliás. Mas se você ainda não conhece Neil Gaiman, comece por outra obra. Vai fazer muita diferença.

6 comentários:

  1. Maurilo,
    Qual livro do Gaiman você sugere pra começar?
    Gosto muito das suas análises, dá vontade de ler todos! Agora também já acompanho o Pastelzinho, que também adoro! Parabéns pelo talento.

    ResponderExcluir
  2. Antes de mais nada, obrigado, Anônimo, se as sugestões ajudam eu fico feliz. Olha só, eu indicaria Stardust ou The Graveyard Book pra começar. Deuses Americanos e Neverwhere também são ótimos, mas eu começaria com Stardust. É, pronto, minha dica é Stardust.

    ResponderExcluir
  3. Além dos livros, a obra de Gaiman em HQ é excelente. Muitos leitores dele começaram a acompanhá-lo em suas revistas em quadrinhos e depois passaram a ler os livros também. O próprio Gaiman começou nos quadrinhos e migrou para literatura. Sandman, Sinal e Ruído, Mr. Punch, Violent Cases, Livros da Magia... todos excelentes, mas seu trabalho mais famoso até hoje é Sandman. Vale muito a pena conhecer sua bibliografia em quadrinhos, principalmente Sandman.

    Jack Burton - jackburton86@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  4. Concordo plenamente, Jack. Sandman é fundamental para qualquer fã de quadrinhos. E pode parecer sacrilégio, mas eu gosto mais do Gaiman do que do Alan Moore.

    ResponderExcluir
  5. Sacrilégio nada sô. Questão de gosto mesmo e eu gosto muito de ambos. Não consigo achar um favorito dentre eles. O Gaiman sempre teve um estilo mais literário nos trabalhos dele e não deu outra... Hoje ele quase não lança trabalhos em HQ. Pena e sorte ao mesmo tempo. O trabalho dele SEMPRE me passa uma impressão de atmosfera onírica a espreita, quase cruzando com o real. Isso é sensacional. Já no Alan Moore o que mais aprecio é a versatilidade dele com relação aos temas de seus trabalhos e a capacidade inventiva dele. Que me lembre, até hoje, nunca li nada dele que não tenha sido no mínimo bom.

    Jack Burton - jackburton86@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  6. REalmente é questão de gosto. Toda razão, Jack.

    ResponderExcluir