terça-feira, 20 de agosto de 2013

A Infância de Jesus - J. M. Coetzee



Mais um livro do Coetzee, mais uma obra que eu leio com prazer. A história de um homem e um garoto que chegam a uma terra nova feita para quem quer abrir mão do passado e começar de novo. Um lugar onde todos têm o básico, mas onde os prazeres não têm valor e o "artístico" é considerado deficiência da alma.

O adulto Simón e o menino Davi vão aprendendo a se adaptar e mudam as próprias vidas e de outras pessoas no caminho.

Uma história linda, que fala sobre aquilo que realmente precisamos para viver e que questiona o que é verdadeiramente cuidar de alguém.

Só tive um probleminha com o livro. O título. É que no livro não tem nenhum Jesus e aí eu fiquei meio perdido, sem entender se a história se relacionava de alguma forma com a vida do Cristo. Se a ideia era essa, não percebi. Mas provavelmente é só burrice minha mesmo.

Um comentário:

  1. Percebi algumas dessas características da história bíblica no livro também, Numa de Letra, mas realmente achei pouco para justificar o título. E isso, é claro, não passa de uma idiotice minha, porque a quem o autor precisa justificar o título que escolheu além de si mesmo? ;-) Ah, belo texto o seu.

    ResponderExcluir