segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

O Animal Agonizante (Philip Roth)

O Animal Agonizante foi, junto com Na Natureza Selvagem (Jon Krakauer), o livro que mais me indicaram até hoje. A diferença é que o "Animal" sempre foi indicado pelo Toninho, meu amigo, e o outro por diversas pessoas.

Pois bem, não faz muito tempo que li O Animal Agonizante. Achei extremamente bem escrito, mas a temática não me pegou de jeito. Não dá pra negar que é um bom livro e que vale a pena ser lido, mas assim como Germinal (Émile Zola), faltou algo que me deixasse realmente fascinado.

Não sei explicar direito. Pode ter sido a época da minha vida, o ritmo em que o li, a obra que li antes, sei lá. Só sei que é um livro que eu recomendo e que até consigo entender porque meu amigo acha sensacional, mas pra mim foi apenas uma boa leitura.

Tudo bem, o reverso comigo acontece com Onetti, que me deixa embasbacado e que muita gente acha lento e comum.

Aliás, toda obra de arte é assim, abre conexões com algumas pessoas e com outras nem tanto. Por isso, indico O Animal Agonizante como um bom livro. Se você achar genial, vou compreender. Se não achar, vou concordar.

2 comentários:

  1. Maurilo, você que é uma traça devoradora de livros não pode deixar de ler "Dois irmãos", do premiado Milton Hatoum. Abração, Juliana.

    ResponderExcluir
  2. Opa, acaba de entrar na lista. Valeu, Juliana.

    ResponderExcluir