terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Tudo Se Ilumina (Jonathan Safran Foer)

Não tem nada que eu tenha lido do Safran Foer que eu não considere excelente. É um autor que oferece uma narrativa sempre surpreendente, personagens bem construídos e histórias inusitadas.

Hoje vou falar de Tudo Se Ilumina, mas não tem como escapar de, em outro momento, dar minha opinião sobre Extremamente Alto e Incrivelmente Perto e Eating Animals. O último, se não me engano, ainda não publicado no Brasil.

Se alguém aí viu o filme "Uma Vida Iluminada", com o Elijah Wood, já tem uma boa noção da história de Tudo Se Ilumina, mas precisa ler o livro para perceber cada detalhe da escrita de Safran Foer.

O livro conta a história de um americando que vai atrás de suas raízes judaicas na Ucrânia e encontra um mundo repleto de loucos. Aliás, nem sempre dá pra saber quem é o verdadeiro "estranho", se o americano certinho Jonathan ou seu companheiro de viagem ucraniano Alexander.

Talvez uma das coisas que mais tenha me encantado no livro é que a história nos é passada em algumas partes pelo jovem americano, em outras pelo jovem ucraniano e em outras ainda por uma obra esccrita pelo personagem principal (sim, o americano).

Parece confuso, mas é delicioso. É divertido ver a oposição de visões, a lógica de cada um e a forma como aprendem e constroem um ao outro.

Um livro que alguns vão achar difícil, mas que nunca poderá ser considerado "comum" ou deixar o leitor indiferente. Eu acehi sensacional. Recomendo.

4 comentários:

  1. Este é um livro fabuloso, muito bom, delicado e forte ao mesmo tempo, eu li por indicação sua lembra?

    ResponderExcluir
  2. Do Safran Foer há que se ler tudo, Micho. Muito bom mesmo e eu indico pra todo mundo que goste de ler.

    ResponderExcluir
  3. como faço para encontrar esse livro, ja procurei em todas as livrarias. Meu nome e lita e gostaria muito de ler.

    ResponderExcluir
  4. Lita, eu li esse livro em 2007 ou 2008 e de lá pra cá parece que ele sumiu mesmo. Se você lê inglês vale a pena comprar na Amazon, se não, procure na Estante Virtual e tente achar usado. É um livraço!

    ResponderExcluir