quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

O Barão Nas Árvores (Ítalo Calvino)

Ítalo Calvino é o exemplo de que é possível tratar o absurdo de forma cotidiana. Seja uma infestação de formigas (A Formiga Argentina), a vida de seres que viveram através de bilhões de anos da história do universo (Cosmicômicas) ou um jovem barão que, ainda criança, resolve nunca mais pôr os pés no chão.

É uma história de caprichos que viram compromissos e de compromissos que passam a ditar uma vida.

É também uma história de um grande amor que brota em meio às vontades opostas dos apaixonados.

É acima de tudo um livro leve e que acaba por enredar o inusitado da situação em meio a sentimentos banais que envolver pessoas (bem lá no fundo) comuns.

Um ótimo caminho para se iniciar na obra de Calvino e perceber que, quase sempre, o leiteiro continua entregando o leite mesmo em meio a ruínas.

6 comentários:

  1. Esse foi o primeiro livro que li da listinha que vc me indicou. Delícia de livro que tem o poder de nos transportar pra outra dimensão. Não posso deixar de citar o cachorro com o nome mais bacana do mundo: Ótimo Máximo! Vê se isso não é demais hehehe

    Abraço,
    Cris Bartis

    ResponderExcluir
  2. Ótimo Máximo! Tinha me esquecido que o nome do cachorro era esse rsrsrs

    ResponderExcluir
  3. Calvino é mesmo genial, Maurilo, um dos meus preferidos.

    ResponderExcluir
  4. O único livro dele que não curti de jeito nenhum foi O Castelo dos Destinos Cruzados, Hugo. De resto, tudo excelente.

    ResponderExcluir
  5. é um livro lindo, assim eu conheci Ítalo Calvino e me apaixonei perdidamente...pra sempre. Por ele, pelas letras de forma geral.
    Meu pai me deu de presente quando eu tinha 12 anos...perdi, comprei....dei de presente e hoje eu não tenho.

    ResponderExcluir
  6. Calvino é mesmo apaixonante, micho, são livros que me dão prazer de doar.

    ResponderExcluir